Cultura

A cultura do Nordeste

O Nordeste possui um grande valor histórico, social, político e, principalmente, cultural para o Brasil. A região onde o país nasceu apresenta características herdadas do encontro das culturas portuguesa, negra e indígena.
Os costumes, as crenças, os cultos religiosos, as artes, a literatura popular, as danças e os hábitos frutos dessa miscigenação geraram uma das culturas mais belas e ricas do país.

A região formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia se destaca pela garra, coragem e alegria do seu povo. Dentre as principais manifestações culturais originárias do Nordeste estão as festas juninas, a poesia popular, o frevo, o artesanato, o reisado, a culinária, a capoeira e as religiões afro-brasileiras.

São Paulo, gigante em todos em sentidos, também foi eleita por milhões de migrantes nordestinos para ser a morada de seus sonhos. Não é à toa que leva o codinome de maior capital nordestina do Brasil.

O Centro de Tradições Nordestinas cumpre essa missão de reunir os sotaques, cores e sabores da região mais arretada do Brasil, valorizando e enaltecendo a herança cultural dessa comunidade.

Nossas Festas

Com mais de 25 anos de história, o CTN já promoveu diversas atividades e eventos culturais que relembram os festejos da região Nordeste. Fizeram parte dessa trajetória eventos como a Exposição “60 anos de Baião Tributo a Gonzagão”, “Centenário de Patativa do Assaré”, “Festival de Cordel do CTN”, “Missa do Vaqueiro e muitos outros.

Conheça nossas festas

Carnaval

Sarau de Quinta Cultura de Primeira

Aniversário do Padre Cícero

São João de Nóis Tudim

Dia do Nordestino

Viva Gonzagão