Festival Gastronômico Nordestino com Chef Carlos Ribeiro

14/08/2018 - 10:50 - Notícias




O Festival Gastronômico Nordestino movimenta milhares de apreciadores e famintos pela boa gastronomia dos estados do Nordeste. Na edição deste ano, que começa no dia 18 de agosto e vai até 2 de setembro, os onze restaurantes e doze quiosques do CTN selecionaram seus melhores pratos e bebidas para aguçar o paladar do público, compondo os 23 sabores que serão vendidos até R$ 10.

A novidade do Festival 2018 é que esses mesmos sabores vão passar por uma avaliação de altíssimo nível, que promete elevar a qualidade dos nossos pratos. O renomado chef de cozinha paraibano Carlos Ribeiro é o convidado especial que irá avaliar os pratos e eleger os vencedores.

Ao comandante do restaurante paulistano Na Cozinha, será dada a missão de avaliar o melhor sabor nas seguintes categorias: prato de restaurante, doce típico, bebida típica e tira-gosto.

De acordo com Ribeiro, uma boa comida regional deve ser a representação da cultura de seu povo. “É muito importante não esquecer dos ingredientes que são naturais daquela região e manter elementos tradicionais do prato”, salienta o chef. 

Chef Carlos Ribeiro  

O chef Carlos Ribeiro é natural de João Pessoa-PB e é especializado em culinária brasileira, além de prestar consultoria a diversos restaurantes. É mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), já tendo atuado como coordenador e professor de cursos de gastronomia e turismo em faculdades, como Anhembi Morumbi, FAAP, Uninove e Senac.

Hoje dá aulas numa escola de gastronomia desenvolvida dentro do seu próprio restaurante e ensina técnicas e segredos de cozinhas como a japonesa, mediterrânea, italiana e principalmente, da região Nordeste do Brasil, de onde vem os pratos mais apreciados do seu cardápio.

Ele carrega com orgulho alguns títulos colecionados, como Melhor Picadinho de São Paulo pelo Caderno Paladar do Estadão e o Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira pela Revista Gula.     

Recentemente lançou na 25ª Bienal do Livro de São Paulo, o livro “Comida de Santo que se Come”, sendo autor de outros diversos livros de gastronomia e cultura, além de colunista de revista de peso no segmento como Prazeres da Mesa, Gula, Menu e atualmente escreve para Mesa Completa.   

 Websérie Sabor do Nordeste do mar ao sertão

Carismático e talentoso, o chef Carlos Ribeiro também vai protagonizar a websérie Sabor do Nordeste do mar ao sertão, produzida pelo CTN e que poderá ser acompanhada pelas redes sociais do centro.

Durante os episódios, o público vai poder passear com o chef para ir as compras dos principais ingredientes que vão na mesa da culinária nordestina. 

Lugares tradicionais de alimentos, como feiras de rua e mercados populares, lugares queridos por nordestinos, dentro da capital paulistana, para comprar alimentos que vão nas receitas típicas do Nordeste e falar sobre sua importância, história e curiosidades.  

O chef Carlos Ribeiro vai expor os diferentes ingredientes que são mais fortes em cada parte do Nordeste (litoral, zona da mata, agreste, sertão). Coco, milho, mandioca, frutos do mar, batata, inhame, maxixe, quiabo, jerimum, cabrito e bode.

A websérie tem início a partir do dia 22 de agosto e será possível acompanhar pelas redes sociais do CTN.


Voltar para Notícias