Gastronomia

O Sabor do Nordeste

Com cores fortes e um sabor marcante ao paladar, não há quem deguste um delicioso prato nordestino e esqueça da experiência. A região Nordeste do Brasil reflete uma variedade rica nos ingredientes que vão à mesa, marcados principalmente pelo tempero bem presente e um tom apimentado.

Historicamente, os pratos do Nordeste também receberam a influência da formação do Brasil. Características da culinária portuguesa, conhecida durante o

período colonial; da cultura africana, absorvida na época da escravidão; e da comida indígena, herança da população nativa.

Nas regiões da caatinga, os sertanejos cozinham pratos bem temperados e com alto teor calórico, que incluem ingredientes como a manteiga de garrafa (ou manteiga de gado), queijo coalho, carne de sol, carne de bode, feijão de corda, farinha e mandioca (popularmente conhecida como macaxeira).

No agreste e litoral, as receitas ganham uma diversidade de cores e sabores. São incluídas especiarias e frutos típicos do calor litorâneo, como coco, manga e caju. Os frutos do mar dão um sabor especial para todos aqueles que moram ou visitam as paisagens paradisíacas do litoral nordestino.

Com o processo migratório de nordestinos para a região sudeste, a rica culinária nordestina chega a São Paulo e conquista o paladar dos paulistanos. E é no Centro de Tradições Nordestinas que é possível encontrar toda as delícias da rica gastronomia nordestina.

Nossos Restaurantes

Comer bem é uma das paixões do nordestino. Os pratos típicos do Nordeste têm por característica principal a marcante presença de temperos fortes e apimentados. Boa oportunidade para quem ainda não experimentou os pratos típicos da região. Prepare-se para a descoberta de novos sabores e novas sensações.

O CTN possui uma arena com dez restaurantes que oferecem os pratos mais apetitosos da culinária nordestina. O lugar certo para se comer um saboroso baião de dois, uma boa carne de sol, um escondidinho de carne seca, sarapatel, buchada de bode e muito mais.

Nossos Quiosques

Na Vila do Forró funcionam os doze quiosques de quitutes e bebidas típicas. É possível encontrar uma diversidade de sabores nos recheios de tapiocas, além de bolos de mandioca, milho, rolo ou puba e outros doces típicos. Há produtos exclusivos vindos do Nordeste, tais como guaraná Jesus, farinhas e rapadura. Outro forte prato convidativo é o tradicional acarajé baiano.

Camarote O Cabra

Para conforto e comodidade, o CTN disponibiliza aos seus frequentadores o camarote O Cabra.

Com decoração inspirada nos casarões nordestinos e uma vista privilegiada para os shows que acontecem no palco principal, o camarote funciona também como restaurante e traz um cardápio recheado de pratos da gastronomia nordestina.

Aos sábados e domingos a entrada é gratuita e o camarote tem capacidade para cerca de 400 pessoas, para aqueles que querem comida danada de boa ao som de um forró pé-de-serra.

Iguarias como baião de dois, buchada de bode, escondidinho de carne seca e bobó de camarão são os pratos mais pedidos. Já no quesito sobremesa é a tradicional cartola (banana frita com queijo coalho, açúcar e canela).

Festival Gastronômico Nordestino de São Paulo

 

Uma das cozinhas mais tradicionais e gostosas do Brasil é a de origem nordestina. Marcada por fortes temperos e aquele toque apimentado, os pratos nordestinos são um dos mais apreciados pelo paladar de turistas do mundo inteiro.

Por esse motivo, anualmente no mês de agosto o Centro de Tradições Nordestinas realiza o Festival Gastronômico Nordestino de São Paulo. Sempre aos sábado e domingos com entrada gratuita, o festival oferece mais de 20 opções entre pratos, bebidas e sobremesas da culinária da região Nordeste, que serão servidos em porções no valor de até R$ 10. O evento passa pela gastronomia presente nos nove estados do Nordeste.
A arena gastronômica com pratos como arrumadinho, escondidinho de carne seca, jabá com jerimum, escondidinho de carne seca, bobó de camarão e outros.

Festival de Doces Nordestinos

 

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) realiza anualmente no mês de abril o Festival de Doces Nordestinos em São Paulo. Sempre aos sábados e domingos, o grande público visita o CTN para se deliciar com a variedade de sobremesas herança dos estados nordestinos que ganharam o Brasil. 

Com entrada gratuita, o festival oferece guloseimas típicas pelo preço de até R$10,00 (dez reais), feitas especialmente pelos nossos quiosques.   

Estão no cardápio delícias de dar água na boca como a cartola (banana da terra, mel de engenho, açúcar e canela), bolo de rolo, doce de mamão com rapadura, mungunzá e outros. 

Além da experiência gastronômica é possível participar da votação para eleger o melhor sabor e ainda concorrer a prêmios.