O São João do Nordeste em São Paulo

Forró, comida boa e quadrilha! Saiba mais sobre a edição deste ano, que acontece de 09 de junho a 01 de julho 

 

Programação com muito forró

Música boa e autenticamente nordestina não pode faltar no São João. Nos oito dias de festa, o CTN traz em sua programação mais de 20 atrações entre bandas, trios pé-de-serra, grupos folclóricos e aulões de forró. 

Grandes nomes do forró como os grupos Bicho de Pé, Circuladô de Fulô, Xaxado Novo, Trio Dona Zefa, Dois Dobrado, Calango Brabo e Orquestra Sanfônica vão animar ainda mais essa edição de 2018.

Confira as atrações e horários.  

Sabor de comida junina

Todos são bem-vindos ao recanto do paladar junino. Na Vila dos Sabores Juninos, doze quiosques aguardam o público com o que há de melhor em guloseimas, petiscos e bebidas de São João. Milho verde, arroz doce, bolo de milho, curau, pamonha, pipoca, cachorro-quente, churrasco, vinho quente e uma grande variedade de doces típicos.

Já a Arena dos Estados é o espaço onde os onze restaurantes do CTN oferecem uma diversidade de sabores de cada estado nordestino, por meio de um prato típico. Carne de sol com mandioca, escondidinho de carne seca, moqueca de sururu, baião de dois e outros vão deixar o público de “água na boca”.

 

Show de quadrilhas

Aos sábados e domingos, o São João de Nóis Tudim traz com uma das mais expressivas tradições do São João: as quadrilhas juninas.

Um show de cores, efeitos especiais, cenografia, técnica e muita dança dão o tom das quadrilhas profissionais que se apresentam aos domingos.

O São João do CTN abre espaço para a turma da melhor idade e aos sábados vamos ter apresentações das quadrilhas juninas de instituições sociais que atendem idosos, com muita interação, animação e desenvoltura no balancê junino.

Outro grande sucesso das edições anteriores também vai estar presente no São João desse ano. A Quadrilha do CTN é feita pelo próprio público no meio do salão, promovendo um grande “arraiá” espontâneo. Basta arranjar um par, vestir o chapéu de palha e obedecer aos comandos do alavantú e anarriê. A novidade desse ano será a quadrilha da diversidade com a drag queen Dindry Buck!  

Confira os horários das quadrilhas.

Fé e devoção aos 3 santos

Valei-me, meu Santo Antônio”! O São João de Nóis Tudim tem um espaço dedicado a fé. Durante a festança, serão realizadas missas especiais aos principais santos do período junino: Santo Antônio, São João e São Pedro.

As missas acontecem na Capela Imaculada Conceição – dentro do CTN – localizada no interior do Centro de Tradições Nordestinas. O santuário foi construído para representar da fé do povo nordestino e abriga em seu interior um memorial histórico dedicado ao Padre Cícero e Frei Damião.     

Confira a programação da capela durante o São João.

O que não pode faltar no São João?

São João bom tem que ter brincadeira. As crianças e os adultos se divertem no Parque de Diversões do CTN. Lá você encontra também os jogos e brincadeiras típicos da época como pesca, tiro ao alvo, argolas, chute ao gol, canaleta e outros.    

Qualquer um pode entrar no clima da festa indo até o Camarim Caipira para fazer aquela maquiagem de matuto e se divertir.  

Para quem quer arrumar um xodó no São João, a dica é enviar um Correio Elegante para o par por meio dos cupidos que estarão espalhados na festa. Na Vila do Forró teremos diversos casamentos caipiras com direito a noiva, noivo e padre.

Mas é bom tomar cuidado, porque aqueles que estiverem “fora da lei” no meio da festa podem ficar presos na Cadeia Caipira pelo cabo 70 e o delegado do São João.

A Feira de Artesanato do CTN com diversos artigos típicos do Nordeste também está aberta ao público durante todos os dias de festejo.  

Copa do Mundo no São João de Nóis Tudim

Em ano de Copa do Mundo da Rússia, o CTN convida todo mundo para torcer pelo Brasil e curtir o São João. No domingo 17 de junho, em que o Brasil entra em campo para defender o hexa contra a seleção da Suíça e o CTN faz a transmissão ao vivo do jogo, às 15h, para todos vibrarem juntos e não perder nenhuma atração da festa junina.