CTN dedica acervo em homenagem a Frei Damião e Cristina Abreu

12/07/2021 - 18:42 - Notícias, Sala de Imprensa




O Acervo Frei Damião & Cristina Abreu, organizado na Capela Imaculada Conceição, dentro do CTN, já está aberto para visitas. Desde o dia 31 de maio, o espaço exclusivo representa homenagem póstuma ao sacerdote e à fundadora do CTN, centro que completa 30 anos de história em 2021.

A grande coleção de artigos religiosos ligados aos dois mostra a forte fé de dona Cristina e do povo nordestino. Muitos itens foram presentes de romeiros que visitaram a residência dos Abreu enquanto Frei Damião esteve lá. O projeto foi idealizado com todo o amor por Barioni, também Cristina, que é a presidente da Capela e amiga muito querida da família.



 “O desejo da capela é resgatar a fé, a tradição, a devoção a Frei Damião e mostrar um pouco do carinho que dona Cristina Abreu tinha por ele”, conta Valdeir Dedé, teólogo secretário da capela. Lá é possível ver objetos de promessas deles. “Diferente do Acervo Padre Cícero, que é mais cultural e pessoal, esse tem mais objetos sacros, explica Dedé.


Espaço da Capela Imaculada Conceição inclui objetos pessoais e religiosos da família que fundou o CTN

Na década de 90, Frei Damião adoeceu e José de Abreu, empresário e marido de dona Cristina, o trouxe para se tratar em São Paulo, montando uma UTI móvel na própria casa para auxiliá-lo durante a recuperação. “A casa deles ficou parecendo um santuário. Gente entrando e saindo para rezar junto a Frei Damião e dona Cristina sempre ao lado dele”, lembra Dedé.

Frei Damião foi um frei italiano que passou boa parte da vida no Brasil, especialmente no Nordeste. Era muito conhecido por suas práticas de pregação e curas, milagres extraordinários atribuídos a um dom. Ele tinha grande carinho pelo povo nordestino.



O frade comemorou seu aniversário de 96 anos em São Paulo, no CTN. Dedé diz ainda que fizeram um bolo com 96m de comprimento para o evento, em 1995. Ele desceu ao CTN de helicóptero no local que hoje é a capela. “Este ano comemoramos 24 anos de saudades de Frei Damião. Infelizmente, dona Cristina não viu. Os dois acervos são um sonho realizado dela, que já está na eternidade…”, diz Dedé, com carinho.

Dona Cristina Abreu faleceu em 2019, em decorrência de um câncer. Teve duas filhas. Christiane, a presidente do CTN e Renata, que hoje é deputada federal de São Paulo. “Queremos deixar o legado de dona Cristina, seu José de Abreu, Frei Damião e Padre Cícero, fortalecendo a cultura nordestina e a fé do povo que vem visitar”, conclui Dedé.


O Acervo Padre Cícero & José de Abreu



O Acervo Padre Cícero & José de Abreu foi inaugurado em 19 de janeiro. A data coincidiu com o aniversário de dona Cristina, que também é fundadora da capela. Ele contém o carro original usado pelo padre enquanto foi prefeito de Juazeiro do Norte, no Ceará. Também reúne várias fotos de José de Abreu e sua esposa, dona Cristina com celebridades e artistas que passaram pela Rádio Atual.

A exposição tem ainda diplomas e títulos de cidadão que seu José recebeu em todos os Estados do Nordeste, além de objetos pessoais e uma coletânea musical com DVDs, fitas e vinis antigos.


A Capela Imaculada Conceição é católica apostólica romana, incorporada à Arquidiocese São Paulo desde o dia 31 de janeiro de 2016. Além das missas e batizados, também celebra casamentos e apoia as iniciativas do CTN Social.

O funcionamento é de terça à sexta, das 13h às 16h, para entrega de documentos e visitação. Aos domingos, das 10h às 13h, apenas para a missas e batizados, realizados ao meio-dia. Aos sábados, não há atividades.


Voltar para Notícias

Rua Jacofer, 615
Bairro do Limão
São Paulo - SP

Tel.: (11) 3488.9400

Newsletter CTN (Cadastre-se e receba nossas novidades)