Dia do Nordestino é comemorado com programação especial no CTN

05/10/2021 - 17:57 - Notícias, Sala de Imprensa




O Dia do Nordestino é comemorado no dia 8 de outubro. Para celebrar a data, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), presente há 30 anos no bairro do Limão, zona norte de São Paulo, preparou um dia de comemorações. Com entrada gratuita, quem visitar a casa para o almoço vai se divertir com uma programação especial.

A partir das 11h, o público do “pedacinho do Nordeste em São Paulo” experimenta receitas típicas da gastronomia nordestina como baião de dois, escondidinho de carne seca, caldo de mocotó, galinhada e outros, ouvindo clássicos do grande Luiz Gonzaga e o melhor das paradas de forró com a banda Jeito de Amar. A novidade é a inauguração do restaurante Jeri, especializado em pratos com frutos do mar.

Meio-dia, um cortejo com sanfoneiros e trios de forró pé de serra do Coletivo SP Forró se reúne em frente à Capela Imaculada Conceição e segue por todo o CTN, levando ritmo e alegria ao público.

improviso  da  dupla  Peneira  e  Sonhador começa logo depois e mostra, com bom humor e criatividade, o orgulho de ser nordestino e a defesa da sua identidade. É a embolada, direto do Nordeste para o CTN.

E às 13h, a banda de forró universitário CIRCULADÔ  DE  FULÔ faz um show ao vivo, com os maiores sucessos da carreira que já dura 20 anos! São 6 álbuns lançados e meio milhão de visualizações no Youtube, graças a músicas como “Águas mansas”, “O Sol, a Lis e o beija-Flor” e “Esperando por você”.


Dia do Nordestino


O Dia do Nordestino é comemorado em São Paulo desde 2009 para homenagear o povo e a cultura riquíssima de cada um dos 9 estados do Nordeste. A cidade com mais migrantes dessa região do Brasil deve a eles seu crescimento, principalmente na área da construção civil, durante o último século, segundo pesquisa de 2020, publicada no blog do Museu da Imigração.

A data foi escolhida pela capital paulista porque marca o centenário de Patativa do Assaré (1909-2002), poeta, compositor e cantor cearense, detentor de vários prêmios em reconhecimento às suas contribuições para a cultura local e nacional.

O CTN deseja a todos um Feliz Dia do Nordestino! Que essa data também seja motivo de reflexão sobre a importância do respeito ao próximo e da preservação da História com toda forma de expressão cultural que se possa identificar. Essa diversidade é um grande tesouro do nosso país e um privilégio da humanidade.


Voltar para Notícias

Rua Jacofer, 615
Bairro do Limão
São Paulo – SP

Tel.: (11) 3488.9400

Newsletter CTN (Cadastre-se e receba nossas novidades)