NOTA DE FALECIMENTO – SR. JOSÉ DE ABREU

03/06/2022 - 17:20 - Notícias, Sala de Imprensa




O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) informa com pesar o falecimento do Sr. José de Abreu, na manhã de hoje, sexta-feira, 3 de junho, em São Paulo, aos 77 anos. O velório será aberto ao público e realizado na Capela Imaculada Conceição, no estacionamento do próprio CTN, das 18h às 23h, reabrindo no sábado, das 5h às 7h. Após o encerramento do velório, família e amigos segue em cortejo até o Cemitério da Paz, na Rua Dr. Luiz Migliano, 644 – Jardim Vazani, São Paulo – SP, onde ocorrerá o sepultamento, às 9h.

José de Abreu deixa suas duas filhas, Renata Abreu e Christiane Abreu, e quatro netos. O homem, sempre de sorriso largo e coração gigante, fundou a Rádio Atual em 15 de novembro de 1990 com o objetivo de trazer ritmos nordestinos para São Paulo em meio a predominância das músicas estrangeiras sobre as grades das rádios nacionais. Em 1991, José de Abreu fundou, junto a sua esposa, Cristina de Abreu, também falecida, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), principal referência em cultura, entretenimento e gastronomia nordestina na cidade de São Paulo. Cristina, assim como o marido, atuou em diversas e importantes causas sociais que transformaram a realidade de milhares de crianças e famílias.

Em 1993, o Nordeste foi marcado por prolongadas estiagens. José e Cristina de Abreu, por meio do CTN e a Rádio Atual, lançaram a campanha “SOS Nordeste”. Foram arrecadadas mais de 700 toneladas de alimentos e mantimentos, que foram enviados e distribuídos em cidades e povoados nordestinos. 

Em 1994, José de Abreu foi eleito deputado federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e em 1998 foi reeleito. Participou ativamente do Partido Trabalhista Nacional (PTN), que mais para frente se transformou no Partido Podemos. Hoje, José de Abreu ocupava o espaço de presidente de honra do partido e sua filha, Renata Abreu, segue como presidente da sigla.

A carreira, tanto como radiodifusor, empresário e político brasileiro rendeu ao visionário José de Abreu premiações e reconhecimento em todo o território nacional.

O CTN informa que o show que seria realizado nessa sexta-feira, 3 de junho, a partir das 20h, de Washington Brasileiro, Cintura de Mola, Soró Silva e Nelson Nascimento foi adiado. Uma nova data será informada em breve.

Apesar do adiamento, a casa informa que, em homenagem ao grande José de Abreu, o São João de Nóis Tudim (SJNT) segue com a programação normal. Ele terá início nesse sábado, 4 de junho, a partir das 11h. O São João de Nóis Tudim representa tudo o que José de Abreu mais acreditava e amava. A cultura nordestina perde um grande aliado, mas, é essencial relembrar que José de Abreu marcou a história da cidade de São Paulo e seu legado jamais será esquecido.

A história do CTN segue sob o comando da presidente Christiane Abreu, que lamenta a perda e agradece pelo carinho de familiares, amigos e colegas de profissão que acompanharam a trajetória do espaço mais nordestino da cidade.


Voltar para Notícias

Rua Jacofer, 615
Bairro do Limão
São Paulo – SP

Tel.: (11) 3488.9400

Newsletter CTN (Cadastre-se e receba nossas novidades)