A capela imaculada conceição

Localizada no Centro de Tradições Nordestinas, Capela foi construída em homenagem ao Frei Damião, em 1998, é um símbolo da fé nordestina na cidade de São Paulo e conta com um Memorial ao Frei e também, ao Padre Cícero.

Em 20 de março de 2016, após acordo com a Irmandade Imaculada Conceição, a Capela foi oficialmente integrada à Igreja Católica Apostólica Romana e o Padre João Evangelista de Sousa deu início a suas atividades pastorais.

Os padrinhos do nordeste

Padre Cícero

Vida e morte

Padre Cícero, nasceu em Crato, no estado do Ceará em 1844. Influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales, aos 12 anos fez voto de castidade e com 21 anos, entrou no seminário em Fortaleza e foi ordenado padre, aos 26 anos.

Voltou para Crato, à espera de uma paróquia para liderar e nesse tempo, lecionou latim no Colégio local. Aos 28 anos, Padre Cícero conheceu o povoado de Juazeiro. Ele gostou tanto do povo de lá que em 1872 voltou para ficar acompanhado de sua família.

Um fato mudou a vida de Padre Cícero e a rotina da cidade de Juazeiro em 1889. Quando a beata Maria de Araújo recebeu a comunhão das mãos do Padre Cícero, a hóstia consagrada se transformou em sangue em sua boca. O povo entendeu que se tratava de um derramamento do sangue de Jesus Cristo.

O Padre Cícero faleceu em Juazeiro do Norte em 1934, aos 90 anos e encontra-se sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na mesma cidade.

Frei Damião

Vida e morte

Frei Damião, nasceu em Bozzano, na Itália, em 1898. Filho de camponeses, começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando foi estudar em um colégio de padres. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, seu sonho de ordenar-se sacerdote foi adiado.

Aos 19 anos decidiu prestar serviço militar no Exército italiano, participando inclusive da Guerra e servindo até os 22 anos. Voltou para o seminário e ordenou-se padre aos 23 anos, dois anos mais tarde, diplomou-se em Teologia Dogmática, Filosofia e Direito Canônico pela Universidade Gregoriana.

Pertencente à Ordem dos Capuchinhos, lecionou e dirigiu por cinco anos vários conventos antes de receber a tarefa de vir para o Brasil, em 1931. Ao chegar, Frei Damião foi para o Convento de São Félix, em Recife, Pernambuco, onde viveu até a sua morte.
Para o povo nordestino, a santidade de Frei Damião era provada por seus milagres, nunca reconhecidos pela Igreja Católica. Frei Damião era considerado sucessor de outro grande “santo brasileiro”: Padre Cícero.

Realização do Batismo

SÁBADOS

11h – Curso de batismo
12h – Missa e batizados

DOMINGOS

10h – Curso de batismo
11h – Missa e batizados

Documentos Necessários
Dos pais e padrinhos: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e batistério.
Da criança: Certidão de nascimento e comprovante de residência.
Para retirada do batistério no dia do batismo, os documentos originais deverão ser apresentados com antecedência de duas semanas, antes do batismo. Caso sejam apresentados no dia, a retirada do batistério levará 10 dias.
Em caso de dúvidas, entre em contato com (Valdeir Dedé) no número (11) 3936-5356, ou através do e-mail: valdeirservodejesus@gmail.com.

Agenda

QUARTAS-FEIRAS

16h – Terço com a Legião de Maria

QUINTAS-FEIRAS

15h – Terço com a Legião de Maria e Adoração ao Santíssimo

SEXTAS-FEIRAS

15h – Terço com o Apostolado da Oração

SÁBADOS

11h – Preparação do Batismo
12h – Missa e Batizados
15h – Terço a Nossa Senhora das Dores
16h – Terço a Mãe Rainha
17h – Oficio da Imaculada Conceição

DOMINGOS

10h – Preparação do Batismo
11h – Missa e Batizados
15h – Terço da Libertação com São Miguel, Terço da Misericórdia, Terço da Divina Providência e prece ao Divino Pai Eterno.
16h – Terço pela memória de Frei Damião, Padre Cícero e irmã Dulce, Terço das Mãos Ensanguentadas de Jesus.
17h – Santa Missa – 1º Domingo: Santa Filomena / 2º Domingo: Santa Teresa de Calcutá e Irmã Dulce / 3º Domingo: Pe. Cícero / 4º Domingo: Frei Damião.